Comitê Consultivo

Avri Doria - Consultora de pesquisa itinerante. Membro do conselho da GNSO da ICANN como uma representante do Grupo de Interesses Não-Comercial (NCSG) da ICANN e foi anteriormente presidente do conselho da GNSO. É membro do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Cooperação Aprimorada (WGEC) e foi membro do Grupo de Trabalho da ONU sobre Governança da Internet (WGIG/GTGI). Foi por cinco anos membro do secretariado do Fórum de Governança da Internet (IGF) e é pesquisadora associada da Associação para o Progresso das Comunicações (APC). Como uma técnica que esteve envolvida no desenvolvimento de protocolos de Internet e arquiteturas por mais de 30 anos, é uma das participantes do IETF, e foi presidente Routing Research Group da IRTF, sendo autora de vários RFCs.

Carlos Affonso Pereira de Souza - Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). Pesquisador Visitante do Information Society Project, da Faculdade de Direito da Universidade de Yale. Professor Visitante nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da UERJ. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu da PUC-Rio e do IBMEC, lecionando matérias relacionadas ao Direito Civil e a à interface entre Direito e Tecnologias da Informação e Comunicação. Membro da Comissão de Direito Autoral da OAB/RJ (desde 2007). Conselheiro eleito do GNSO/ICANN como representante dos usuários não-comerciais da Internet (2008-2009) e membro do Comitê Executivo da NCUC (non-commercial users constituency). Membro do Comitê Executivo da Iniciativa por Princípios e Direitos Fundamentais na Internet, criada no Fórum de Governaça da Internet (IGF) da ONU. Fundador e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS/FGV), entre 2003 e 2013. Policy Fellow da ONG Access. Conselheiro do Instituto NUPEF. Consultor do Observatório da Internet no Brasil, do CGI.br.

Deirdre Williams - Deirdre nasceu na Inglaterra, mas vive na ilha de Santa Lúcia, no Caribe, durante a maior parte de sua vida. Nos últimos vinte anos, ela tem se preocupado com a forma como as pessoas são afetadas pelas tecnologias de informação e comunicação, incluindo a Internet, e como a relação homem-tecnologia pode ser melhor gerenciada. Deirdre interessou-se pelas possibilidades da Internet para a interação social no Caribe enquanto estudava para um mestrado na Universidade de Illinois Urbana- Champaign em 1993.

Demi Getschko - Demi é engenheiro eletrônico com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. É diretor-presidente do NIC.br. Esteve envolvido no desenvolvimento da Internet desde 1987 e foi parte da equipe que criou a primeira conexão com a Internet no Brasil. Demi é o contato administrativo para o domínio de país ".br" desde 1989, e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 1995. Serviu dois mandatos como membro do Conselho da ICANN, a partir de 2005 até junho de 2009, representando a ccNSO. Foi professor e consultor de TI da Universidade de São Paulo, e gerente do Datacentro da Fapesp (1986-1996). Foi diretor de tecnologia da Agência Estado, em 1996. Foi coordenador de operações da RNP. Membro da ISOC desde 1995, atualmente é o vice-presidente do capítulo brasileiro da entidade.

Graciela Selaimen - Formou-se em Comunicação Social e tem mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro de iniciativas de pesquisa da UFRJ PEIC (Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Comunicação) e CIBERCULT (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Distribuída e Transformação Política). De 2009 a 2013 foi editora da poliTICs e coordenadora do Instituto Nupef. Atualmente é Diretora de Programas da Fundação Ford, no Rio de Janeiro.

Jeremy Malcolm - Desde maio de 2014 o Dr. Malcolm é analista senior de Política Global de Propriedade Intelectual na Electronic Frontier Foundation. Antes disso, trabalhou para a Consumers International coordenando o programa global Consumidores na Era Digital. Membro do CSISAC, coordenador do grupo Best Bits e do Web We Want. Foi coordenador da Assembléia da Sociedade Civil sobre Governança da Internet (CSIGC).

João Brant - Membro do Coletivo Intervozes, entidade civil sem fins lucrativos que trabalha para tornar efetivo o direito humano à comunicação no Brasil. Graduado em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Comunicação e Regulamento políticas pela London School of Economics (LSE). Gosta de música instrumental brasileira e é guitarrista. Atualmente é doutorando em Ciência Política pela USP e coautor do livro "Comunicação Digital e a Construção dos Comuns."

Louis Pouzin - Especialista pioneiro em comunicação de redes de computadores, Louis Pouzin formou-se na École Polytechnique, em Paris. Um dos pais da Internet, criou a primeira rede de comutação por datagramas, modelo adotado mais tarde no padrão TCP/IP. Além de sua experiência liderando equipes de profissionais de topo, é conhecido internacionalmente por sua participação nas primeiras iniciativas de normatização de redes na IFIP, ISO e CCITT, e por suas numerosas publicações, muitas das quais se tornaram material didático em cursos de redes de computadores. Foi presidente da IFIP-TC-6 (de comunicação de dados). Publicou mais de 80 artigos e um livro sobre redes de computadores. Entre os prêmios que recebeu estão o IFIP Prata Core, ACM SIGCOMM, IEEE Internet, a Légion d'Honneur e o prêmio Rainha Elizabeth para a engenharia. Atualmente é presidente da Open-Root, que oferece nomes de domínio de topo independentemente da ICANN.

Marilia Maciel - Pesquisadora e coordenadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS/FGV), no Rio de Janeiro. É palestrante e professora em cursos oferecidos pela DiploFoundation. Membro da da Assembléia de Usuários Não Comerciais (NCUC) da ICANN e representante da NCUC no Comitê de Políticas do NCSG. Participou do Grupo de Trabalho sobre Melhorias do IGF (2011-2012), criado sob os auspícios da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (UNCSTD). Atualmente participa da Câmara de Consultoria para a Segurança da Internet, do CGI.br. Doutoranda em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio de Janeiro), trabalha em uma tese sobre a governança da Internet, segurança cibernética e defesa. Mestrado em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), e graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005).

Mawaki Chango - Pesquisador e consultor na África, especializada nas áreas de governança da Internet e políticas públicas, bem como em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (ICT4D). Ele tem mais de 15 anos de experiência com as TIC e a mudança social, incluindo a coordenação de projetos, pesquisa de campo e assessoria política. Ele é autor ou coautor de uma série de artigos acadêmicos e um capítulo de livro sobre a governança da Internet, redes cívicas de banda larga e e-governo. Em anos mais recentes, a pesquisa do Dr. Chango o levou a investigar a realização de uma infraestrutura para os protocolos de identidade digital de Internet e de autenticação. Pós-graduado em Ciência Política e em Filosofia, é Doutor em Ciência da Informação e Tecnologia (Políticas). Nascido no Togo, o Dr. Chango trabalha em Abidjan e fala várias línguas, incluindo francês, inglês e português.

Valeria Betancourt - Socióloga com especialização em Comunicação e Estudos Culturais. Nascida e morando no Equador, é uma ativista na área de TICs para o desenvolvimento e a justiça social. Participou em ambas as fases do processo da CMSI/WSIS, colaborando decisivamente para o aumento da participação de organizações da sociedade civil da América Latina na Cúpula. Coordenou o Projeto Monitor de Políticas de TICs na América Latina. Seu trabalho atual com APC concentra-se em políticas de TIC no contexto dos países em desenvolvimento, direitos de Internet e governança da Internet. Recebeu o Prêmio Trajetória do LACNIC em 2012.

 

Endereço

Rua Sorocaba 219
Botafogo
Rio de Janeiro . RJ
22271 110

 

Creative Commons

O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.